A Póvoa de Varzim vai deixar de abater animais que são recolhidos da rua. A autarquia estabeleceu um protocolo com a associação 'A Cerca - Abrigo dos Animais Abandonados' que vai passar a acolher os animais em excesso no canil municipal.
A Póvoa de Varzim vai deixar de abater animais que são recolhidos da rua. A autarquia estabeleceu um protocolo com o abrigo 'A Cerca' que vai passar a acolher os animais em excesso no canil municipal.
A medida foi aprovada, este mês, numa reunião de câmara durante a qual o presidente da autarquia, Aires Pereira, explicou que o Canil Municipal da Póvoa de Varzim "não tem capacidade para todos os animais que são recolhidos da via pública pelo que, infelizmente, era necessário recorrer à eutanásia" de cerca de 80 animais por ano.
Com esta parceria, estas vidas serão poupadas já que, desta forma, estes animais terão a oportunidade de encontrar uma família que os adote.
No âmbito da parceria ficou acordado que 'A Cerca', associação localizada em S. Pedro de Rates, fará a recolha dos animais , após o período legal de manutenção em Canil, providenciando a oportunidade de serem adotados.
Em troca, a Câmara Municipal vai atribuir à associação uma verba anual de 20 mil euros para colaborar nas despesas médico-veterinárias, de alimentação, de limpeza, higiene e manutenção do edifício.
Notícia sugerida por André Luís