Camané foi, recentemente, convidado por uma rádio norte-americana para um breve concerto intimista. O músico português cantou o Fado esta semana nos estúdios da NPR, em Washington, nos EUA.
Camané foi, recentemente, convidado por uma rádio norte-americana para um breve concerto intimista. O músico português cantou o Fado esta semana nos estúdios da National Public Radio (NPR), em Washington, nos EUA, no âmbito dos “Tiny Desk Concerts”, por onde já passaram célebres nomes internacionais.
Acompanhado à guitarra portuguesa por José Manuel Neto e à guitarra clássica por Carlos Manuel Proença, Camané apresentou ao público norte-americano os temas “Abandono” (de David Mourão-Ferreira e Alain Oulman), “Cansaço (Fado Tango)” (de Luís Macedo e Joaquim Campos) e “Saudades trago comigo” (composto por António Calém).
“Os grandes fadistas cantam como se carregassem aos ombros o peso de todas as tristezas do mundo”, escreve a NPR a propósito da atuação de Camané, explicando que este tipo de música reflete “uma espécie de sentimento de felicidade em estar triste ao qual os portugueses e brasileiros chamam saudade”.
Apesar de ser “um homem de baixa estatura”, a voz “aveludada de barítono” do fadista é “algo de admirar”, elogia a rádio norte-americana, contando que Camané se apaixonou pelo Fado graças à coleção de discos dos pais e começou a cantar ainda na adolescência, acabando “por se tornar uma estrela da sua geração e um nome de destaque num género dominado pelas mulheres”.
Veja o vídeo da atuação de Camané na NPR publicado no site da rádio norte-americana
“Camané já vendeu seis milhões de álbuns no seu país de origem. Há cerca de 10,5 milhões de habitantes em Portugal. Façam as contas”, destaca a NPR, que descreve o Fado como “uma mistura de desejo, perda e melancolia em forma de resignação”.
A rádio faz ainda questão de frisar, porém, que a melancolia deste género musical não advém apenas da voz de quem canta o Fado mas, também, do som da “rico e tilitante” da Guitarra Portuguesa, que vai “muito além do acompanhamento”.
“Com as suas doze cordas, o instrumento não apenas 'comenta' a letra da canção, como entra numa espécie de diálogo sentido com o cantor”, realça a NPR, que aconselha quem assistir ao vídeo da atuação “a prestar atenção ao desempenho de José Manuel Neto, que, com 'nuance' e charme', consegue transportar-nos até uma taberna acolhedora de Alfama”.
Notícia sugerida por Maria Pandina