Durante o maior acidente nuclear do nosso século, causado pelo tsunami que atingiu a central nuclear japonesa em Março de 2011, milhares de pessoas ficaram desalojadas, para sempre, das suas casas. A radiação continuará, durante várias décadas, a ameaçar todas as formas de vida naquela zona.
Nem água nem luz
Embora nos últimos anos a estória de Matsumura e dos seus animais tenha chamado a atenção dos media internacionais, incluindo do canal norte-americano CCN, até agora o governo japonês não tomou qualquer medida para melhorar a qualidade de vida e a segurança de Matsumura e dos seus animais. O homem continua a viver sem luz nem água.
O melhor do ser humano
Na reportagem da CNN, Matsumura disse ao jornalista Kyung Lah, que, durante a evacuação, o governo japonês não tomou qualquer medida para proteger os animais da zona. “É por isso que ainda aqui estou, recuso-me a ir embora”, disse o agricultor. Para alimentar os animais, Matsumura tem de sair da zona de exclusão e comprar comida, regressando depois ao local.
Na mesma reportagem da CNN, o homem recorda os piores cenários que encontrou no local, logo após o desastre. Matsumura recorda particularmente o momento em que encontrou uma vaca com o seu filhote numa quinta abandonada. A mãe estava demasiado magra para alimentar a cria que chorava desesperadamente.
No dia seguinte o agricultor voltou ao local mas já não foi a tempo de salvar os animais: ambos tinham morrido. Foi depois de assistir, repetidamente, a cenas semelhantes a esta que Matsumura decidiu mudar-se para aquela zona, ajudando todos os animais que consegue, desde vacas a cães, gatos ou mesmo avestruzes.
Notícia sugerida por André Luís