Com um profundo conhecimento das plantas e das suas propriedades, Zélia Sakai apresenta o seu novo livro, "Biochá", com dicas para saborear uma bebida deliciosa e saudável a partir das plantas.
Com um profundo conhecimento das plantas e das suas propriedades, Zélia Sakai apresenta o seu novo livro, “Biochá”, com dicas para saborear uma bebida límpida, deliciosa e saudável, a partir da extração das substâncias essenciais das plantas.
Como qualquer arte, o método do chá foi evoluindo ao longo de milénios consoante o espírito da época. No século XV, no Japão, o chá tornou-se um culto de estética – Chaísmo.
A filosofia do Chaísmo não é um mero esteticismo na aceção comum do termo, porque incute pureza e harmonia, numa tentativa de enaltecer a essência das plantas.
Este método do Biochá, simbiose de conhecimentos do Ocidente e do Oriente e de uma vivência pessoal, é um culto de coexistência harmoniosa com a Natureza. Segue preceitos de colheita e sustentabilidade das plantas aromáticas e medicinais.
O Biochá é preparado com folhas, pétalas de flores, inflorescências, frutos, caules e raízes, o que permite beneficiar das propriedades intrínsecas das plantas.
Sobre a autora
Zélia Sakai reside na zona de Lisboa mas é detentora de conhecimentos tradicionais do Oriente e do Ocidente nas áreas de plantas medicinais e alimentação saudável.
Formada em Nutrição e Dietética na Life Science Association de Tóquio, consolidou aí a sua formação graças à complementaridade de saberes tradicionais e conhecimentos científicos. Ao regressar do Japão, fundou a Casa da Paz, onde ao longo de 30 anos foi aperfeiçoando os conhecimentos adquiridos.
Neste contexto, desenvolveu o método Cozinhar com Afeto, Biochá e Viagem pelo Mundo das Plantas. Este último projeto foi integrado em duas escolas primárias em Lisboa.
É autora dos livros “Guia Ecológico das Plantas Aromáticas e Medicinais” e “Harmonia das Cores, Aromas e Sabores”, publicados pelo Círculo de Leitores.