Um grupo de seis alunos do Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI) arrecadou o primeiro prémio da CHI 2014, a maior conferência na área de interação humano-computador, que decorreu em Toronto.
Um grupo de seis alunos do Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI) arrecadou o primeiro prémio da CHI 2014, a maior conferência na área de interação humano-computador, que decorreu em Toronto. A conquista foi conseguida graças ao Volcano Salvation, um jogo interativo pensado pelos jovens estudantes portugueses.
O mesmo tem por base um dispositivo Leap Motion, que permite aos usuários controlar os seus computadores através do movimento, sem precisar de qualquer tipo de contacto direto com o teclado. Além disso, foi-lhe ainda associado um software de reconhecimento facial, executado através dos dados de entrada de uma webcam e que oferece um ainda maior controlo do jogador sobre o jogo.
O grupo responsável pela sua idealização é composto por Sheila Christian – do Mestrado Profissional em Intreação Humano-Computador -, Júlio Alves, André Ferreira e Rúben Freitas – do Mestrado em Engenharia Informática – e ainda Dinarte Jesus e Nelson Vieira – da Licencidatura em Design de Medias Interativos.
Juntos, os seis desenvolveram o Volcano Salvation entre Setembro e Dezembro de 2013 no âmbito da disciplina de Desenho de Jogos, lecionada por Sergi Bermudez. Depois de ser submetido à competição de jogos do CHI 2014, foi um dos três projetos selecionados para ser apresentados em conferência.
A mesma decorreu entre 28 de Abril e 1 de Maio, em Toronto, no Canadá, e acabou por atribui o primeiro prémio ao projeto português e respetivo jogo interativo.
Saiba mais sobre o Volcano Salvation AQUI.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca