A Corticeira Amorim, em parceria com a norte-americana Owens-Illinois, Inc. (O-I), da indústria do vidro, acaba de apresentar na feira internacional Vinexpo uma solução inovadora de "packaging" de vinho de cortiça e vidro que dispensa o saca-rolhas.
A Corticeira Amorim, empresa portuguesa que é atualmente a maior transformadora de produtos de cortiça do mundo, em parceria com a norte-americana Owens-Illinois, Inc. (O-I), da indústria do vidro, acaba de apresentar na feira internacional Vinexpo uma solução inovadora de “packaging” de vinho de cortiça e vidro que dispensa o uso de saca-rolhas e pode ser reutilizada com facilidade.
Esta solução, denominada “Helix”, resultou de um trabalho conjunto de quatro anos entre a Corticeira Amorim e a O-I, baseando-se “nas credenciais de inovação e no know-how destas duas grandes multinacionais do mercado do vinho, ambas com experiência de mais de um século de atividade”.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Corticeira Amorim explica que o novo conceito “combina uma rolha de cortiça ergonomicamente desenvolvida e uma garrafa de vidro com uma rosca interior no gargalo, dando origem a uma sofisticada solução de elevada performance técnica”.
Segundo a multinacional portuguesa, a “Helix” agrega assim “todos os benefícios da cortiça e do vinho – qualidade, sustentabilidade e imagem premium – a que se juntam agora as mais-valias de uma abertura simples e uma fácil reinserção da rolha”. Além disso, o sistema “pode ser facilmente implementado nas caves, sendo apenas necessário um pequeno ajuste nas linhas de engarrafamento”.
Para António Amorim, presidente e diretor executivo da Corticeira Amorim, esta criação “vai ao encontro da crescente exigência de sustentabilidade e de qualidade por parte dos consumidores, respondendo simultaneamente às necessidades da indústria vinícola que, cada vez mais, faz uma gestão criteriosa do valor das suas marcas”.
Já Eric Bouts, presidente da O-I Europa, destaca que “o futuro da inovação passa pelo estabelecimento de parcerias”, sendo que a “Helix” é “um exemplo concreto do que pode ser alcançado quando se juntam os líderes mundiais de embalagem de vidro e de cortiça, satisfazendo tanto os consumidores como a fileira do vinho.
Solução agrada aos consumidores, mostram estudos
O comunicado da multinacional lusa sublinha ainda que o lançamento desta solução foi precedido por testes exaustivos conduzidos pela Corticeira Amorim e pela O-I, que evidenciaram que este novo packaging “assegura a qualidade do vinho, mantendo a consistência de sabor, aroma e cor”.
O processo de desenvolvimento foi ainda suportado por estudos de mercado em França, Reino Unido, EUA e China, que revelaram uma grande aceitação do consumidor quando esta alternativa foi utilizada para vinhos de consumo rápido. Os consumidores mostraram-se também agradados com o facto de esta solução “preservar a sonoridade caraterística associada à abertura de uma garrafa de vinho”.
Notícia sugerida por David Ferreira e Vítor Fernandes