Mais de 50 produtores vinícolas nacionais vão participar na Vinexpo, uma mostra internacional de referência no setor do vinho que vai decorrer entre 16 e 20 de Junho. O objetivo é promover o vinho português e aumentar as exportações.
Mais de 50 produtores vinícolas nacionais vão participar na Vinexpo, uma mostra internacional de referência no setor do vinho que vai decorrer entre 16 e 20 de Junho em Bordéus, França. O objetivo é promover o vinho português e desenvolver bons contactos que permitam aumentar as exportações, reforçando o posicionamento nos principais mercados.
A Vinexpo é vista como um “mundo de oportunidades para os vinhos portugueses”, esperando-se que por ali passem 48.000 visitantes. Os produtores lusitanos vão promover-se a par de outros 2.300 produtores de todo o mundo, a maioria dos quais franceses, com vista a reforçar a marca Portugal.
Em comunicado, Jorge Monteiro, presidente da associação ViniPortugal, explica que esta feira internacional, líder de exposição de vinhos e bebidas espirituosas para profissionais, “é mais um evento âncora no qual os vinhos portugueses devem continuar a marcar presença”.
“Interessa apresentar os nossos vinhos ao público trade, porque este é conquistado pela sua consistente qualidade”, sublinha o responsável, que acrescenta que o propósito desta promoção internacional é “captar a atenção dos profissionais para o caráter gastronómico e a diversidade dos nossos vinhos”.
Jorge Monteiro, que relembra que “as exportações são o grande desígnio dos vinhos portugueses”, adianta que “as metas traçadas apontam para um crescimento consistente das exportações na ordem dos 14% em valor até 2014”.
No âmbito da participação na Vinexpo, a ViniPortugal organiza seis seminários, a realizar nos dias 17, 18 e 19 de Junho. Centrados nos vinhos portugueses, os colóquios pretendem informar e aconselhar os visitantes, oferecendo-lhes uma visão ampla da cultura do vinho em Portugal.
Ações de promoção em mercados estratégicos
A ViniPortugal é a associação interprofissional do setor vitivinícola que tem como missão promover a imagem de Portugal, enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal” e contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do valor dos vinhos portugueses, assim como da sua diversidade. Promove os vinhos tranquilos portugueses em 11 mercados.
O plano de marketing da associação para 2013, no montante de sete milhões de euros, atingirá 11 mercados estratégicos a nível internacional, onde serão implementadas mais de 100 acções promoção de diferentes perfis.