O Hospital de Proximidade de Lamego acaba de tornar-se o primeiro do país a estar dotado com uma tecnologia inovadora laser - o "Femtosegundo" - que permite a realização de cirurgias às cataratas mais rápidas e precisas e uma melhor recuperação.
O Hospital de Proximidade de Lamego acaba de tornar-se o primeiro do país a estar dotado com uma tecnologia inovadora laser – o “Femtosegundo” – que permite a realização de cirurgias às cataratas mais rápidas e precisas e proporciona uma melhor recuperação do utente.
O anúncio foi feito pelo Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), que revelou, em comunicado citado pela Lusa, que foi realizada, esta terça-feira, na Unidade Oftalmológica do novo Hospital de Proximidade de Lamego, a primeira cirurgia do género com recurso ao laser “Femtosegundo”.
Esta foi a primeira vez que esta nova tecnologia cirúrgica foi utilizada em Portugal, quer a nível do Serviço Nacional de Saúde, quer na oftalmologia privada. Segundo o CHTMAD, esta técnica laser “garante a realização de uma cirurgia com mais precisão”, beneficiando “a própria recuperação do doente no pós-operatório”.
“Com este novo tipo de intervenção é possível a realização de uma cirurgia oftalmológica mais rápida, eficaz e segura para o utente”, acrescenta o centro hospitalar no mesmo documento.
Hospital assegura cuidados a cerca de 100.000 pessoas
O Hospital de Proximidade de Lamego entrou em funcionamento a 11 de fevereiro deste ano, constituindo-se como a primeira unidade hospitalar nacional construída de raiz para ambulatório. Na sequência da sua abertura, o Centro Oftalmológico da Régua foi transferido para o local.
Este novo hospital possui 14 especialidades médicas e médico-cirúrgicas e três blocos operatórios para fazer cirurgias de ambulatório, com capacidade para realizar cerca de 10 mil intervenções cirúrgicas por ano.
A unidade hospitalar oferece ainda consulta externa, urgência básica qualificada com capacidade para 60 mil atendimentos por ano, hospital de dia e visitas domiciliárias, que permitem o acompanhamento dos doentes, em suas casas.
No total, é assegurada a prestação de cuidados a cerca de 100.000 habitantes dos 10 concelhos do Douro Sul. Quanto às cirurgias de ambulatório, o hospital dará resposta aos cerca de 350 mil habitantes que integram o CHTMAD.
O hospital de Lamego representa um investimento de 42 milhões de euros, financiados a 79% por fundos comunitários, e insere-se num grupo de quatro unidades hospitalares, que contempla também Vila Real (onde se situa a sede social), Chaves e Peso da Régua, além de uma unidade de cuidados continuados em Vila Pouca de Aguiar.