por Márcia Moço
Com uma semana de vida, as crias estão ao cuidado da progenitora que as amamenta longe da intervenção humana e que mostrou estar a cuidar bem dos seus filhotes. Com oito anos de idade, Biznaga é uma das pioneiras do programa ibérico de reprodução em cativeiro. A mãe lince veio do Zoobotânico de Jerez de la Frontera, em Espanha, para integrar o CNRLI de Silves, em 2010.
A fémea que deu início à época de reprodução de 2013 tem um historial de abandono à nascença das suas crias que, desta vez, como explicou a responsável de comunicação do centro ao Boas Notícias, não corresponde à realidade, já que tem estado empenhada em satisfazer as necessidades dos filhotes.
Também a época de partos de 2012 foi inaugurada por Biznaga que, na altura, deu à luz três crias, em Março, acabando por abandonar duas delas, tal como já tinha acontecido em 2011. As três crias viriam, depois, a falecer.
Durante a época de nascimentos de 2012, as sete fémeas presentes no CNRLI deram à luz 20 crias, das quais resistiram 14 filhotes. Quatro linces recém-nascidos não resistiram ao período de adaptação e dois deles já nasceram mortos devido à doença renal crónica de uma das progenitoras e à idade avançada de 8 anos de uma outra fémea.
Centro recolheu e preservou embriões
Segundo o ICNF, os três embriões foram congelados em azoto líquido (-196ºC) através da aplicação de um método de congelação usado também em medicina humana e transportados pela equipa do Dr. Eduardo Roldán para o Museu Nacional de Ciências Naturais em Madrid, onde se encontram armazenados no Banco de Recursos Biológicos.
Com esta técnica foi possível preservar a informação genética da Azahar, fêmea que os resultados das análises de patologia confirmaram ter no útero defeitos incompatíveis com o parto, e manter a esperança de obter crias produzidas pela Azahar que continuem a propagação e diversidade desta espécie criticamente em perigo de extinção.
O nascimento dos quatro filhotes de Biznaga vem aumentar a esperança do CNRLI que, segundo Anabela Isidoro, “aguarda os próximos nascimento da época” para fazer um balanço final dos níveis da última época de reprodução.
[Notícia atualizada a 15/03/2013 às 19h30 com informação sobre a recolha de embriões]