Arranca esta terça-feira uma campanha mundial lançada pelas Nações Unidas com o objetivo de "reduzir drasticamente" o desperdício anual de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos.
Arranca esta terça-feira uma campanha mundial lançada pelas Nações Unidas com o objetivo de “reduzir drasticamente” o desperdício anual de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos. A iniciativa baseia-se na ideia de que atitudes simples como programar refeições ou desvalorizar datas de validade podem fazer a diferença.
A campanha, subordinada ao tema “Pensar. Comer. Preservar. Diga não ao desperdício” insere-se na ação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
De acordo com dados da FAO, cerca de um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo perde-se ou é desperdiçado durante os processos de produção e venda, um desperdício equivalente a mil milhões de dólares.
Embora a perda de alimentos ocorra principalmente na colheita, processamento e distribuição, o desperdício acontece ao nível do comércio e do consumo, pelo que esta nova campanha se dirige “especialmente ao desperdício dos consumidores, dos comerciantes e da restauração e hotelaria”, explicam as Nações Unidas.
José Graziano da Silva, diretor-geral da FAO, revelou-se otimista face aos resultados desta campanha. “Juntos vamos conseguir inverter esta tendência inaceitável e melhorar as nossas vidas”, garantiu.
“Nas regiões industrializadas, quase metade do desperdício alimentar – cerca de 300 milhões de toneladas por ano – ocorre porque os produtores, os vendedores e os consumidores descartam alimentos que ainda estão próprios para o consumo. Esta quantidade é superior a toda a produção alimentar na África Subsaariana e suficiente para alimentar um total de 870 milhões de pessoas que passam fome no mundo”, explicou.
Campanha vai incluir iniciativas em todo o mundo
De acordo com Graziano da Silva, “se conseguirmos ajudar os produtores a reduzir perdas durante a colheita, processamento, armazenamento, transporte e comercialização de alimentos, e se fizermos alterações profundas na maneira como as pessoas os consomem, poderemos ter um mundo mais saudável e livre da fome”.
A nova campanha vai incluir diversas iniciativas em todo o mundo, que serão reunidas e partilhadas em http://www.thinkeatsave.org, site que divulga ainda dicas para consumidores e vendedores e vai acolher a troca de ideias entre diferentes campanhas e organizações.
A iniciativa “Pensar. Comer. Preservar. Diga não ao desperdício” resulta da Conferência Rio+20, durante a qual chefes de Estado e governos de todo o mundo aprovaram o lançamento de uma série de iniciativas para estimular a produção e consumo sustentáveis.