As autarquias de Póvoa de Lanhoso, Maia e Fôz Coa acabam de ser distinguidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o título de território amigo dos idosos.
As autarquias de Póvoa de Lanhoso, Maia e Fôz Coa acabam de ser distinguidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o título de território amigo dos idosos. Os três municípios portugueses receberam o respetivo diploma esta quinta-feira, em Genebra, na Suíça, pelas mãos do Diretor da Missão da Europa na OMS, John Beard.
As autarquias formalizaram ontem, junto da OMS, a candidatura à Rede Global de Cidades ou Comunidades Amigas dos Idosos, à qual pertencem cerca de uma centena de cidades de todo o mundo, que vem sendo trabalhada há vários meses. A organização anunciou, posteriormente, a decisão de as integrar na rede depois de uma análise prévia do seu trabalho.
Ao longo de cerca de dois anos, os três municípios desenvolveram, com o apoio da Associação Vencer o Tempo, o projeto “Vencer o tempo nas 7 cidades”, que procurou seguir e trabalhar todos os requisitos constantes do Guia das Cidades Amigas dos Idosos.
Para o fazer, durante aquele período, foram ouvidos os seniores de cada autarquia, promoveu-se a relação afetiva e efetiva entre jovens e idosos através de uma ação denominada “O Meu Amigo Sénior” e avaliaram-se também infraestruturas e avaliações para uma maior mobilidade de todos os cidadãos, em particular os mais velhos.
A entrega do diploma contou com a presença de uma delegação portuguesa constituída por representantes dos três municípios, entre os quais o presidente da câmara municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, o assessor do Ministro da Saúde, João Abreu, uma representante da Direção Geral de Saúde, Maria JoãO Quintela, e a presidente da Associação Vencer o Tempo, Ivone Dias Ferreira.
Em comunicado, Manuel Baptista, autarca povense, congratulou-se com o reconhecimento internacional e com a integração nesta rede global, que considerou um “enorme orgulho” e um “estímulo” para a continuação do desenvolvimento de projetos e práticas de valorização para os idosos.