Com a reabertura de um dos troços do Aqueduto do Loreto, os lisboetas podem agora percorrer os 410 metros de galerias subterrâneas que ligam o jardim do Príncipe Real - também reaberto no passado dia 22 de maio - ao jardim de São Pedro de Alcântara.
Com a reabertura de um dos troços do Aqueduto do Loreto, os lisboetas podem agora percorrer os 410 metros de galerias subterrâneas que ligam o jardim do Príncipe Real – também reaberto no passado dia 22 de maio – ao jardim de São Pedro de Alcântara. Nos próximos dois anos, prevê-se a abertura de mais 2,8 quilómetros de extensão do aqueduto. A galeria do Loreto faz parte do Aqueduto das Águas Livres e o seu traçado estende-se desde a Mãe d’Água das Amoreiras até ao Largo de São Carlos. Além da recuperação dos seus túneis, paredes e clarabóia, foi ainda instalada iluminação ao longo de todo o percurso de 410 metros.
As visitas realizam-se três vezes por semana e requerem marcação prévia. Para António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, “conhecer estes caminhos são sonhos de infância que povoam a nossa imaginação”, declarou ao Jornal de Notícias.
Em 2012, espera-se a abertura de outro troço até ao Largo de São Carlos, também ao abrigo do protocolo assinado entre a Câmara de Lisboa e a EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres).