De acordo com o comunicado, os galardões distinguiram dois trabalhos que integravam o projeto “Ser celíaco em Portugal”. As investigações das autoras Ana Sofia Pimenta, Elisabete Pinto e Ana Gomes conquistaram um lugar no pódio de duas categorias diferentes.
“Grau de adesão à dieta isenta de glúten, disponibilidade de produtos alimentares específicos e grau de satisfação numa amostra de celíacos em Portugal” conquistou o segundo lugar na categoria de melhor comunicação oral.
Por sua vez, o trabalho intitulado “Frequência de visita a profissionais de saúde e grau de satisfação relativo às diferentes fontes de informação acerca de doença celíaca e dieta isenta de glúten” garantiu, igualmente, o segundo lugar no que toca ao melhor poster científico.
O evento organizado pela APN é considerado o mais importante congresso nacional na área das Ciências da Nutrição. Na edição deste ano estiveram presentes cerca de 1.000 congressistas e foram apresentados aproximadamente 100 projetos originais de investigadores portugueses e estrangeiros.