Allan Stewart acaba de bater o seu próprio recorde do mais velho graduado do mundo pela World Records Academy. Aos 97, o australiano concluiu o mestrado em Ciência Clínica pela Universidade Southern Cross.
Allan Stewart acaba de bater o seu próprio recorde do mais velho graduado do mundo pela World Records Academy. Aos 97, o australiano concluiu o mestrado em Ciência Clínica pela Universidade Southern Cross, depois de, em 2006, ter terminado o curso de Direito.
Este é o quarto curso concluído por Stewart, que conseguiu a sua primeira graduação em Medicina Dentária, em 1936. Aos 80 anos, o dentista reformado decidiu regressar à escola com o objetivo de se manter mentalmente ativo.
Stewart, nascido em 1915, já detinha o mesmo recorde do Guinness por ter completado, aos 91 anos, o curso de Direito. O seu segundo curso foi o de Cirurgia Dentária.
À World Records Academy, o australiano referiu que muito mudou desde que começou a estudar, sobretudo o uso da tecnologia.
“Apercebi-me de que tinha que ser razoavelmente instruído no uso do computador”, contou. “Fui mais ou menos autodidata, mas com a experiência fui capaz de dominá-lo e percebi que era a única forma de conseguir um curso universitário com a minha idade.”
Idoso presta assistência à comunidade local
Stewart vive sozinho e tem a seu cuidado um amigo. Diz que pensa num dia de cada vez e naquilo que quer alcançar e que isso lhe dá um propósito.
Quando não está a estudar, o idoso é assistente no centro de tecnologia da comunidade local, mas também gosta de andar a pé, fazer jardinagem, pescar e, até ao ano passado, ainda jogava golfe.
O australiano tem já uma larga de descendência composta por seis filhos, 12 netos e seis bisnetos.
“Acho que agora já posso pendurar o meu traje académico depois deste – apesar de ter dito o mesmo depois do meu último curso e depois fiquei aborrecido”, brincou Stewart durante a cerimónia de graduação.
O reformado acredita que nunca se é demasiado velho para estudar: “Nunca é demasiado tarde para expandir o conhecimento, fazer novos amigos e desafiar-se a si mesmo para atingir algo que valha a pena”.
Clique AQUI para aceder ao comunicado da World Records Academy.
[Notícia sugerida por Diana Rodrigues e Raquel Baêta]