O romance português “Natália”, de Hélder Macedo, está entre os dez finalistas deste ano ao prémio de literatura Zaffari & Bourbon, no Brasil. O vencedor será anunciado no dia 22 de agosto.
Instituído em 1999, o concurso distingue o melhor romance de língua portuguesa publicado nos últimos dois anos, no período entre junho de 2009 e maio de 2011.
Além de escritores brasileiros, o Prémio Zaffari & Bourbon recebe obras de outros países de língua portuguesa, como Moçambique e Portugal, e também de nações fora da comunidade lusófona, como Inglaterra e Tailândia.
Em 2009, foi o brasileiro Cristovão Tezza o vencedor do concurso, com o livro «O filho eterno». O vencedor será conhecido no dia 22 de agosto, durante a abertura da 14.ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
“Natália” foi publicado em 2009, em Portugal, pela Editorial Presença e também no Brasil, em 2010, pela Azougue Editorial. O livro conta uma história de paixão, em forma de um diário escrito por Natália, narradora e protagonista que, órfã de pai e mãe, tenta desvendar o enigma das suas origens.
Helder Macedo nasceu na África do Sul, viveu em Moçambique até aos doze anos e em Portugal até 1959. Licenciou-se em Literatura e História e doutorou-se em Letras na Universidade de Londres, onde lecionou desde 1971.
Na vertente profissional, foi Professor Catedrático de Português em e é atualmente Emeritus Professor of Portuguese, em Londres. Para além disso, foi Secretário de Estado da Cultura em Portugal e ainda colaborador da BBC.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]