São 12 meses, com 12 receitas realizadas por 12 chefes diferentes, que dividem a hora da confeção com um médico cardiologista.
Cada uma das criações é confecionada com produtos mais saudáveis promovendo estratégias para se eliminar as tradições alimentares que nos são mais prejudiciais à saúde.
Nas diversas receitas, o sal é um dos ingredientes mais combatido. Os chefes vão mostrar como é fácil substituí-lo por outra erva aromática ou especiaria, mantendo o bom sabor da tradição.
Ensinar as pessoas a comer é uma das preocupações da Fundação Prof. Fernando de Pádua (FPFP), uma IPSS cujo desígnio estatutário é a Promoção da Saúde para uma Melhor Qualidade de Vida.
O número de pessoas obesas em Portugal tem crescido de ano para ano. Só no ano passado, os valores mostravam que 60% da população portuguesa vive com excesso de peso. E este número torna-se ainda mais preocupante quando parte dos valores é referente a crianças.
Como forma de contribuir para a inversão desta tendência epidemiológica, e de alertar os portugueses para as vantagens da Dieta Mediterrânica e dos cuidados diários com a alimentação, a Fundação Prof. Fernando Pádua criou o projeto Uma Tradição de Comida Saudável para contribuir para a crescente adopção de estilos alimentares saudáveis e sustentáveis.
A Conferência de Imprensa do projeto realiza-se na terça-feira, dia 4 de dezembro, às 15h00 horas, na Rua Luciano Cordeiro n.º74, Lisboa, endereço do Restaurante Puro by Chef António Amorim, um dos chefes do projeto.
Desde já podemos confirmar a presença na conferência de outros dos chefes que aceitaram o desafio da Fundação, os Chefes Alexandre Silva (Restaurante Loco), Bertílio Gomes (Restaurante Chapitô à Mesa), José Júlio Vintém (Restaurantes Tomba Lobos e Picamiolos), e também Cátia Goarmon (“Tia Cátia” do canal 24 Kitchen), Isabel Zibaia Rafael (Blog Cinco Quartos de Laranja) e Nuno Queiroz Ribeiro (Chefe Promotor da Dieta Mediterrânica DGS-OMS).
O evento vai contar com a presença dos atores Isabel Medina, Marlene Barreto, Miguel Linares, Diogo Faria e André Mascarenhas Barreto.