Fitness & Bem-estar

Vamos oferecer sorrisos?

NULL
Versão para impressão
Corremos lojas num frenesim desgastante e hipotecamos Janeiro em prendas de consumo rápido e pequeno impacto, esquecendo-nos que temos em nós ofertas de saúde e bem-estar, capazes de alterar a própria química do organismo de quem nos rodeia, de uma forma profunda e sempre benigna. Um sorriso, por exemplo.

[Por Madalena Lobo, Psicóloga Clínica]

Image and video hosting by TinyPicDesde que genuíno, o sorriso é uma das maravilhas da natureza, ainda que muito subvalorizado nesta moderna sociedade de consumo – felizmente, com tecnologia de topo, que permite registar alterações cerebrais e reatividades musculares, o sorriso anda a ser resgatado do baú das “coisas-tão-normais-que-são-ignoradas”.

Sabia que, quando vê alguém a sorrir, você automaticamente mexe os músculos mais importantes envolvidos num sorriso, de uma forma imperceptível e largamente subconsciente? Talvez por isso, cada um de nós saiba instintivamente que é bom estar perto de pessoas alegres e
“boa onda”. As emoções são contagiosas.

E sabia que sorrir dá saúde? O sorriso verdadeiro (conhecido como sorriso Duchenne, em que os olhos franzem em conjunto com a mobilização dos lábios, indicando que existe uma emoção consistente e realmente sentida), quando praticado regularmente, tem efeitos positivos na saúde: 

  • Fortalece o sistema imunitário
  • Aumenta o humor positivo
  • Reduz o stress
  • Baixa a tensão arterial

Além disso, sorrir melhora a percepção que os outros têm de nós e aumenta a auto-confiança.

Mesmo que não lhe apeteça e tenha de forçar um pouco o sorriso, o corpo vai reagir, puxado pela movimentação muscular: basta forçar um sorriso para que se liberte serotonina e dopamina no organismo, as drogas do bem-estar e, em menos de nada, estará a sorrir espontaneamente e a sentir-se bem.

Sorrir não custa nada, não tem contra-indicações, é possível para qualquer um e em qualquer circunstância, e espalha em volta boa-disposição, saúde e energia. Que tal oferecer sorrisos neste Natal? 
  
Image and video hosting by TinyPic
[Madalena Lobo é Diretora Geral da Oficina de Psicologia. Para saber mais sobre este projeto visite www.oficinadepsicologia.com ou http://www.facebook.com/oficinadepsicologia]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório