Inovação e Tecnologia

Nova rede social estimula comércio local

Uma nova aplicação para smartphones estimula a interação entre os seus utilizadores e a cidade onde vivem, ao promover a partilha de informações culturais e a promoção do comércio local. No Foursquare, cafés, pastelarias ou restaurantes podem até rec
Versão para impressão
Uma nova aplicação para smartphones estimula a interação entre os seus utilizadores e a cidade onde vivem, ao possibilitar a partilha de informações culturais e a promoção do comércio local. No Foursquare, cafés, pastelarias ou restaurantes podem até recompensar os clientes habituais que estejam inscritos na rede social, através de descontos e outras ofertas especiais.

O acesso à Internet e a localização GPS são fundamentais numa das funções essenciais do Foursquare: localizar contactos – que podem ser importados da sua conta Twitter e Facebook – entre a rede de amigos registados. Para quê? Assim é possível contactar quem estiver geograficamente mais próximo para partilhar uma refeição ou uma bebida.

Esta poderá ser ainda uma ferramenta preciosa para o desenvolvimento económico de diversas empresas e também no âmbito da publicidade hiper-local.

O marketing funciona aqui não só através do eficaz “passa-a-palavra” – no Foursquare pode aceder a comentários e críticas que outras pessoas tenham feito a determinados locais (restaurantes, hotéis, lojas, entre outros) e diversos serviços – como também através do tratamento especial que alguns comerciantes locais dão aos utilizadores que os promovem na rede social.

O fenómeno é particularmente evidente nos EUA, onde a rede social conhece uma franca expansão: descontos e “borlas” são já regalias oferecidas frequentemente aos clientes que façam check-in regular em determinados estabelecimentos através do Foursquare.

A aplicação foi lançada apenas em março do ano passado nos EUA, mas cresce a um ritmo impressionante: o Foursquare conseguiu chegar a um milhão de utilizadores duas vezes mais depressa que o Twitter, atualmente com mais de 100 milhões de pessoas registadas.

A nível internacional, o lançamento aconteceu há seis meses. Em Londres, o Foursquare já bastante popular e o jornal The Times estima que possa alcançar os três milhões de utilizadores já no final deste verão.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório