Inovação e Tecnologia

Nova rede social estimula comércio local

Uma nova aplicação para smartphones estimula a interação entre os seus utilizadores e a cidade onde vivem, ao promover a partilha de informações culturais e a promoção do comércio local. No Foursquare, cafés, pastelarias ou restaurantes podem até rec
Versão para impressão
Uma nova aplicação para smartphones estimula a interação entre os seus utilizadores e a cidade onde vivem, ao possibilitar a partilha de informações culturais e a promoção do comércio local. No Foursquare, cafés, pastelarias ou restaurantes podem até recompensar os clientes habituais que estejam inscritos na rede social, através de descontos e outras ofertas especiais.

O acesso à Internet e a localização GPS são fundamentais numa das funções essenciais do Foursquare: localizar contactos – que podem ser importados da sua conta Twitter e Facebook – entre a rede de amigos registados. Para quê? Assim é possível contactar quem estiver geograficamente mais próximo para partilhar uma refeição ou uma bebida.

Esta poderá ser ainda uma ferramenta preciosa para o desenvolvimento económico de diversas empresas e também no âmbito da publicidade hiper-local.

O marketing funciona aqui não só através do eficaz “passa-a-palavra” – no Foursquare pode aceder a comentários e críticas que outras pessoas tenham feito a determinados locais (restaurantes, hotéis, lojas, entre outros) e diversos serviços – como também através do tratamento especial que alguns comerciantes locais dão aos utilizadores que os promovem na rede social.

O fenómeno é particularmente evidente nos EUA, onde a rede social conhece uma franca expansão: descontos e “borlas” são já regalias oferecidas frequentemente aos clientes que façam check-in regular em determinados estabelecimentos através do Foursquare.

A aplicação foi lançada apenas em março do ano passado nos EUA, mas cresce a um ritmo impressionante: o Foursquare conseguiu chegar a um milhão de utilizadores duas vezes mais depressa que o Twitter, atualmente com mais de 100 milhões de pessoas registadas.

A nível internacional, o lançamento aconteceu há seis meses. Em Londres, o Foursquare já bastante popular e o jornal The Times estima que possa alcançar os três milhões de utilizadores já no final deste verão.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close