Mundo

Nobel da Paz premeia trabalho da União Europeia

A União Europeia (UE) acaba de ser laureada pelo Comité Nobel com o prémio Nobel da Paz", juntando-se assim aos nomes dos quatro prémios Nobel atribuídos já desde o início desta semana.
Versão para impressão
A União Europeia (UE) acaba de ser laureada pelo Comité Nobel com o prémio Nobel da Paz”, juntando-se assim aos nomes dos quatro prémios Nobel atribuídos já desde o início desta semana. 
 
A academia justificou este galardão com o trabalho que “a União e os seus precursores têm desenvolvido por mais de seis décadas, contribuindo para o avanço da paz e da reconciliação, democracia e direitos humanos na Europa”.
 
No comunicado são citados os exemplos da Grécia, Espanha e Portugal, que, para entrarem na UE, tiveram, primeiro, de se estabelecerem como estados democráticos, livres, de direito e com respeito pela liberdade, sendo igualmente destacado o papel desta instituição no pós-II Guerra Mundial, tendo funcionado como a força agregadora do Continente.
 
O Comité salienta ainda a histórica queda do muro de Berlim que “tornou possível a adesão de vários países da Europa Central e do Leste, abrindo assim uma nova era na história da Europa”. 
 
A gestão do conflito nas Balcãs na contribuição para o processo de reconciliação entre as várias etnias daquela região e, também, a hipótese da Turquia entrar na UE que “tem avançado a democracia e os direitos humanos no país” também são referidos como casos em que a atuação da UE foi determinante.
 
Através da sua conta na rede social Twitter, o presidente do Parlamento Europeu, o alemão Martin Schulz, afirma que na UE estão todos “profundamente sensibilizados e honrados pelo facto de a União Europeia ter recebido o Nobel da Paz. A reconciliação é a essência da UE. É um projeto único que substituiu a guerra pela paz, o ódio pela solidariedade”.
 
Na próxima segunda-feira será conhecido o último Nobel de 2012, atribuído à pessoa individual ou coletiva que mais se distinguiu no campo da Economia. 

Clique AQUI para aceder ao comunicado do Comité Nobel.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub