Fitness & Bem-estar

Guia da Nutrição: 8 dicas que ajudam a aliviar a azia

Não deve ignorar, minimizar ou conformar-se com o facto de sofrer de azia. Ouça o seu organismo e procure soluções que lhe tragam bem-estar e saúde. Abaixo seguem oito sugestões que deverá ter em conta e que certamente ajudarão a aliviar a azia.
Versão para impressão
[por Sara Pinhão, Nutricionista Funcional]

Image and video hosting by TinyPic

Refluxo gástrico é o nome que se dá quando o ácido do estômago sobe pelo esófago. A azia é uma sensação de ardor no peito, mas que na verdade está relacionada com o ácido do estômago que subiu para a base do esófago e está a “queimar” a parede interna do esófago.
 
As causas da azia e refluxo gástrico podem ser várias, desde a sensibilidade do estômago a certos alimentos, como resultado de medicação ou devido a stress e ansiedade. Certo é que, cada vez mais pessoas sofrem de azia, e em muitos casos isto acontece quase diariamente, interferindo com o bem-estar e a rotina normal de vida.

Não deve ignorar, minimizar ou conformar-se com o facto de sofrer de azia. Ouça o seu organismo e procure soluções que lhe tragam bem-estar e saúde. Abaixo seguem oito sugestões que deverá ter em conta e que certamente ajudarão a aliviar a azia.
 
1) Faça um diário alimentar

Image and video hosting by TinyPic

Não tem a certeza de que tipo de alimentos podem estar a desencadear a sua azia? Para algumas pessoas poderá ser o leite, para outras o folhado misto a meio da manhã ou a cervejita. Aprenda a reconhecer os alimentos suspeitos, mantendo um diário em que regista tudo o que come ou bebe. No seu diário alimentar crie 3 colunas: hora, alimentos que ingeriu e sintomas.

Procure padrões que ligam certos alimentos à indigestão e azia. Irá certamente conseguir detetar alguns alimentos que agravam o seu problema. Poderá depois evitar esses alimentos por alguns dias e mais tarde, adicioná-los novamente, um por um, testando para ver se realmente lhe causam problemas. 


Registe mesmo tudo o que comer ou beber, desde um simples copo de água, uma bolacha, uma pastilha e até um cigarro.
 
2) Faça refeições pequenas e frequentes
Em vez de três grandes refeições por dia e várias horas de jejum, coma pequenas quantidades de alimentos de 3 em 3 horas. Esta simples alteração vai dar-lhe menos fome abrupta às refeições, logo não deverá comer em demasia às principais refeições. Quando come demasiada quantidade sobrecarrega o estômago obrigando-o a produzir ainda mais ácido para digerir os alimentos. Por outras palavras, não coma demais. 
 
3) Mastigue d-e-v-a-g-a-r
A digestão começa na boca com a mastigação dos alimentos pelos dentes, com a ajuda da saliva, mas por vezes, há que ache que o estômago tem dentes e quase engole o alimento sem o mastigar. Lembre-se de comer calmamente e mastigar bem os alimentos, em especial a carne pois a digestão desta faz-se essencialmente no estômago e ao mastigar bem estará a ajudar o seu estômago.
  
4) Evite alimentos com muita gordura
Os alimentos ricos em gordura tendem a ficar mais tempo no estômago, levando o estômago a produzir mais ácido para os digerir. Assim, evite alimentos fritos, folhados, os molhos dos assados e enchidos. De qualquer forma são alimentos pouco saudáveis e a sua silhueta até vai agradecer.
 
5) Atenção às bebidas
 

Image and video hosting by TinyPic

Algumas bebidas parecem desencadear azia com mais frequência, incluindo café e alguns chás, refrigerantes com cafeína, refrigerantes com gás e álcool. A pior bebida é a cerveja, que pode duplicar o ácido do estômago dentro de uma hora.
 
Não acompanhe a refeição com bebidas, evite inclusive a água pois vai diluir o ácido do estômago e obrigará à produção de mais ácido. Por outro lado também ocupa espaço e um estômago demasiado cheio tende a transbordar (para cima) se a “tampinha” superior do seu estômago já estiver danificada pela azia ou refluxo gástrico. Fora das refeições a água deverá ser a bebida de eleição. Espere 1 hora após a refeição para beber água.
 
6) Pare de comer pelo menos duas horas antes de deitar
 
Image and video hosting by TinyPic Se por vezes se deita tarde e por ter fome e petisca antes de ir para a cama ou tem mesmo o hábito de fazer uma ceia, tenha atenção às horas. Pare de comer pelo menos 2 horas antes de se deitar. Ao comer vai obrigar o estômago a digerir, que é o mesmo que dizer, produzir ácido. Se se for logo deitar torna-se mas fácil para o ácido a subir do estômago para o esófago e causar azia. 
 
7) O leite é enganoso
Há quem sinta alívio bebendo leite após uma refeição pesada, mas este apenas vai camuflar o problema, pois após esse aparente alívio acaba por sofrer as consequências especialmente ao deitar. Assim, evite beber leite após o jantar. 
 
8) Mantenha um peso saudável
Um estudo verificou que pessoas com excesso de peso, isto é com índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 30kg/m2 têm duas vezes mais propensão para desenvolver azia e refluxo gástrico. E pessoas que eram obesas (IMC acima de 30kg/m2), têm o triplo do risco de desenvolvimento de refluxo gástrico! [Para calcular o seu IMC: IMC=peso(kg)/altura(m)2, um IMC normal varia entre 18,5 e 24,9kg/m2]
 
Estas indicações simples são fundamentais para ajudar a aliviar a azia, mas existem muitos mais fatores alimentares e de estilo de vida a ter em conta. Se sofre de azia ou refluxo gástrico procure o seu médico ou nutricionista para um acompanhamento mais personalizado.

____________________________________________________________
Image and video hosting by TinyPic A nutricionista Sara Pinhão é fundadora da Nutrexpert, um projeto que associa os mais avançados conhecimentos científicos sobre o funcionamento do organismo, o poder da alimentação e estilo de vida para promover a saúde e o bem-estar físico e emocional. 

Contactos:
sara.pinhao@nutrexpert.pt
www.facebook.com/nutrexpert
913 261 772

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub