Negócios e Empreendorismo

FMM Dia 3: [Boas] Surpresas e sons dos desertos

O folk francês de The Rodeo [aka Dorothée, na foto] foi a melhor supresa do terceiro dia do Festival de Músicas do Mundo. Onde se destacaram também os sons inóspitos dos Barbez, a música tradiconal chinesa com vestes pop da chinesa Sa Dingding e o de
Versão para impressão
[Foto © FMM/Sofia Costa]

O folk francês de The Rodeo [aka Dorothée, na foto] foi a melhor supresa do terceiro dia do Festival de Músicas do Mundo (FMM). Onde se destacaram também os sons inóspitos dos Barbez, a música tradiconal chinesa com vestes pop da chinesa Sa Dingding e o deserto azul dos Tinariwen. A noite terminou em festa com as batidas de Forro in The Dark e o “djing” do Bailarico Sofisticado.

Kimi Djabate inaugurou os palcos do segundo dia do FMM. Às 18 horas, no castelo de Sines, eram já muitos os que dançavam ao som do “balafon” [xilofone africano] e da língua mandinga do artista guineense.

Mas foi com a voz poderosa da francesa Dorothée com o seu projeto The Rodeo [anagrama de Dorothée] que a festa começou a sério. No seu estilo único, Dorothee mostrou o que o folk norte-americano pode ser. E depois seguiu por outras paragens sonoras, com uma cover deliciosa de “Beautiful People” de Marilyn Manson. Quando o concerto parecia perto do fim, Dorothée regressou ao palco, num encore com mais três músicas. Sem dúvida, a melhor surpresa do terceiro dia de festival.

De volta ao castelo, os Barbez chegaram com sons inóspitos mas preciosos, distorções de um  possível deserto que os músicos austríacos e norte-americanos constroem a partir de paisagens tão diversas como rock, o jazz e a musica clássica.

Depois, Sa Dingding, um pássaro do oriente ornamentado com cores infinitas, passeou pelo mundo onírico da tradição chinesa. Mas deixou espaço para interpretações pop como Little tree/Big tree e Girl in a Green Dress.

Vindos do Mali, os Tinariwen, presença assídua nos palcos nacionais, voltaram mais uma vez com os sons do deserto e onde o blues e o rock espreitam esporadicamente.

A festa terminou em grande com os imparáveis Forro in The Dark. Batucadas, guitarras, percussão, metais e a voz predominante de Mauro Refosco a exigir tanto do público como da banda. A seguir, já depois das 04h, a festa ficou a cargo do Bailarico Sofisticado.

Staff Benda Bilili, os músicos de rua deficientes vindos do Congo, e o djing “toasting” do jamaicano U-Roy são os destaques para hoje, sábado, último dia do FMM.

Links:
FMM Dia 2
FMM Dia 1

PM

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório