Inovação e Tecnologia

EUA: Aplicação portuguesa ajuda a escolher vinhos

Hugo Bernardo, um engenheiro informático luso que se encontra em Sillicon Valley, nos Estados Unidos, criou uma aplicação para dispositivos móveis que ajuda os norte-americanos a escolher vinhos.
Versão para impressão

 

Hugo Bernardo, um engenheiro informático luso que se encontra em Sillicon Valley, nos Estados Unidos, criou uma aplicação para dispositivos móveis que ajuda os norte-americanos a escolher vinhos. A ideia resultou da junção das suas duas paixões: enologia e tecnologia.
 
Contrariamente ao que sucede nos restaurantes portugueses, os norte-americanos têm à disposição não só os vinhos nacionais, mas também europeus, sul-americanos, entre outros. Em declarações à Agência Lusa, Bernardo sublinha que “a quantidade de marcas nos restaurantes norte-americanos faz com que seja muito difícil as pessoas saberem que vinhos escolher”.
 
Este foi o ponto de partida para a criação da 'app' EasyVino, ideal para quem tem um gosto específico no que toca a vinhos, mas não consegue descrevê-lo aos empregados de mesa. Esta aplicação avalia os vinhos que os utilizadores vão bebendo e criando, progressivamente, um perfil de paladar e, a partir dele, futuras recomendações.
 
A 'app' foi desenvolvida apenas por três pessoas, duas delas a trabalhar em Portugal, mas Bernardo tenciona alargar a equipa com a integração de um comercial destinado aos contactos com o retalho. Em caso de sucesso, serão procurados financiadores para que a empresa possa crescer.
 
Por enquanto, os espaços cobertos pela EasyVino limitam-se a 150 restaurantes no centro de São Francisco e Palo Alto, em Sillicon Valley. O objetivo é chegar aos 500 estabelecimentos, incluindo não só restaurantes, mas também lojas de vinho e supermercados em São Francisco, já nos próximos meses. Em caso de êxito, seguem-se outras cidades norte-americanas e países como Brasil, China e Alemanha.
 
O lançamento da 'app' gratuita EasyVino está previsto para as próximas semanas e aguarda apenas a aprovação da Apple Store. Hugo Bernardo faz nascer, assim, o seu quarto negócio, depois de um 'software' para telemóveis, outro para blogues e uma recente rede social centrada na partilha de fotografias.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub