Negócios e Empreendorismo

Estudo da UMinho premiado em congresso internacional

Cristina Leal, Manuel Rocha Armada e Gilberto Loureiro têm duas coisas em comum: são professores na Escola de Economia e Gestão (EEG) da UMinho e autores do melhor trabalho da 9.ª Conferência Internacional da Rede Portuguesa de Finanças.
Versão para impressão
Cristina Leal, Manuel Rocha Armada e Gilberto Loureiro têm duas coisas em comum: os três são professores na Escola de Economia e Gestão (EEG) da UMinho e autores do melhor trabalho da 9.ª Conferência Internacional da Rede Portuguesa de Finanças.

Tudo aconteceu na Covilhã, por onde também passaram peritos dos Estados Unidos, Austrália, China, Brasil, Suécia e Reino Unido. O prémio foi um reconhecimento pelos quatro anos de trabalho envolvido em “Selling Winners, Buying Losers: Mental Decision Rules of Individual Investors on Their Holdings”.

As conclusões do estudo serviram para acrescentar uma nova dimensão ao conceito de “disposition effect”, ligada à exposição de ações desvalorizadas. Este conceito descreve um comportamento em que os investidores têm preferência para vender ações com ganhos e preservar as restantes.

Os autores – que fazem parte do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da UMinho – afirmam que os investidores tendem a vender ações que estejam a valorizar, bem como a manter e a comprar ações que estejam com o valor em queda.

"Este tipo de comportamento é prejudicial para o investidor porque resulta normalmente em piores desempenhos e revela uma aversão a perdas, mesmo que apenas potenciais e passíveis de serem recuperadas", sublinham.

As conclusões foram baseadas na avaliação das decisões de 4.428 investidores – na sua maioria portugueses – sobre transações em bolsa.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório