Negócios e Empreendorismo

Estudo da UMinho premiado em congresso internacional

Cristina Leal, Manuel Rocha Armada e Gilberto Loureiro têm duas coisas em comum: são professores na Escola de Economia e Gestão (EEG) da UMinho e autores do melhor trabalho da 9.ª Conferência Internacional da Rede Portuguesa de Finanças.
Versão para impressão
Cristina Leal, Manuel Rocha Armada e Gilberto Loureiro têm duas coisas em comum: os três são professores na Escola de Economia e Gestão (EEG) da UMinho e autores do melhor trabalho da 9.ª Conferência Internacional da Rede Portuguesa de Finanças.

Tudo aconteceu na Covilhã, por onde também passaram peritos dos Estados Unidos, Austrália, China, Brasil, Suécia e Reino Unido. O prémio foi um reconhecimento pelos quatro anos de trabalho envolvido em “Selling Winners, Buying Losers: Mental Decision Rules of Individual Investors on Their Holdings”.

As conclusões do estudo serviram para acrescentar uma nova dimensão ao conceito de “disposition effect”, ligada à exposição de ações desvalorizadas. Este conceito descreve um comportamento em que os investidores têm preferência para vender ações com ganhos e preservar as restantes.

Os autores – que fazem parte do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da UMinho – afirmam que os investidores tendem a vender ações que estejam a valorizar, bem como a manter e a comprar ações que estejam com o valor em queda.

"Este tipo de comportamento é prejudicial para o investidor porque resulta normalmente em piores desempenhos e revela uma aversão a perdas, mesmo que apenas potenciais e passíveis de serem recuperadas", sublinham.

As conclusões foram baseadas na avaliação das decisões de 4.428 investidores – na sua maioria portugueses – sobre transações em bolsa.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close