Saúde

Coimbra inaugura maior centro de sangue da Península

NULL
Versão para impressão

Inaugurou esta sexta-feira, em Coimbra, o maior centro de sangue da Península Ibérica e um dos maiores da Europa. O plasma, que agora é totalmente aproveitado, tem sido uma das chaves do sucesso da instituição.

O presidente do Instituto Português do Sangue, Álvaro Beleza – que em breve passará a pasta a pasta a Hélder Trindade – revelou aos jornalistas que o Centro Regional de Sangue de Coimbra “vai fazer mais de metade das análises do país”, e por isso terá o cariz de um “centro nacional de sangue”.

O responsável adiantou ainda que, no futuro, o país terá quatro centros regionais (Coimbra, Porto, Faro, Lisboa), cada um especializado em sua área, cabendo ao de Lisboa a investigação e desenvolvimento, transplante e histocompatibilidade.

Neste momento Portugal tem um stock nacional de 3.000 unidades de sangue e aproveita, desde junho, todo o plasma recolhido, um passo que Álvaro Beleza considera “muito importante” para o país.

O novo Centro de Regional de Sangue de Coimbra, instalado em S. Martinho do Bispo, Coimbra, próximo do Centro Hospitalar de Coimbra, dispõe de uma área de 4.000 metros quadrados e custou 7 milhões de euros.

Segundo o Correio da Manhã, citando Álvaro Beleza, no ano em curso, a atual gestão do IPS conseguiu “uma poupança de três milhões de euros e um aumento de receitas de um milhão de euros”. Valores que a futura equipa liderada por Hélder Trindade terá de manter.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório