Ciência

Cientista que vive em Portugal recebe prémio

O Conselho Europeu de Investigação, importante entidade de financiamento da ciência na Europa, atribuiu ao norte-americano Zachary Mainen, coordenador do programa de Neurociência da Fundação Champalimaud, uma bolsa de investigação de 2,3 milhões de e
Versão para impressão
O Conselho Europeu de Investigação, importante entidade de financiamento da ciência na Europa, atribuiu ao norte-americano Zachary Mainen, coordenador do programa de Neurociência da Fundação Champalimaud, uma bolsa de investigação de 2,3 milhões de euros.

Com a bolsa, a equipa de Zachary Mainen irá estudar, durante cinco anos, o papel da serotonina, um mensageiro químico que permite a comunicação entre os neurónios e que está relacionado com funções biológicas vitais, como a regulação do apetite e do sono, ou com perturbações psiquiátricas como a depressão e a ansiedade.

Em 2007, Zachary Mainen deixou o Laboratório de Cold Spring Harbor, nos Estados Unidos, e veio para Portugal dirigir o Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud no Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras.

Agora com a bolsa que obteve, destinada a investigadores seniores, propõe-se desvendar ainda mais a ação da serotonina, recorrendo também ao desenvolvimento de ferramentas baseadas na genética e na visualização dos neurónios e no registo da sua actividade.

“Remédios antidepressivos como o Prozac aumentam o nível de serotonina no cérebro, mas ainda pouco se sabe o que leva o cérebro a libertar a sua própria serotonina, ou em como é que isso afeta o funcionamento do sistema nervoso”, diz o premiado, citado num comunicado de imprensa da Fundação Champalimaud.

“Os nossos estudos poderão ter aplicações clínicas e contribuir para o desenvolvimento de fármacos mais eficazes no tratamento de perturbações do comportamento e até mesmo de terapias genéticas mais avançadas.”

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório