Saúde

Cancro: exercíco físico evitaria 25% dos casos

Fazer 150 minutos de atividade física moderada por semana pode reduzir em 25 por cento o risco de cancro da mama e do cólon, segundo as novas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentadas esta sexta feira, data em que se assinala o
Versão para impressão
Fazer 150 minutos de atividade física moderada por semana pode reduzir em 25 por cento o risco de cancro da mama e do cólon, segundo as novas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentadas esta sexta feira, data em que se assinala o Dia Mundial do Cancro.

“A atividade física desempenha um papel importante na redução da incidência de determinados cancros”, afirma Ala Alwan, diretor-geral adjunto da OMS para as Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental.

Segundo o responsável, “a inatividade física é o quarto fator de risco principal para todas as mortes globais, sendo que 31 por cento da população de todo o mundo não pratica atividade física”.

Estes dados tornam a falta de exercício o quarto maior fator de risco para contrair esta doença. O primeiro fator é a pressão alta, seguido do tabaco e do excesso de glicose no sangue.

Segundo os últimos dados disponíveis, de 2008, 7,6 milhões de pessoas morreram de cancro, 460 mil das quais foram mulheres vítimas de cancro da mama e 610 mil pessoas sofreram de cancro do cólon.

As pesquisas mais recentes mostraram que dessas 7,6 milhões de mortes, 3,2 milhões estão relacionadas com a ausência de atividade física.

Perante este panorama, a OMS decidiu estabelecer as Recomendações Mundiais para que se transformem em políticas públicas adaptadas a cada país.

Doenças cardiovasculares, cancro, doenças respiratórias crónicas e diabetes, por esta ordem, causam 60% do total de mortes no mundo, o que equivale a mais de 35 milhões de mortes anualmente. Os tipos de cancro que mais matam são os de pulmão, mama, estômago, fígado e de cólon.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub