Ambiente

Australiano extrai água do ar

NULL
Versão para impressão
Um jovem australiano desenvolveu uma tecnologia que consegue aproveitar água a partir do ar. O sistema de irrigação Airdrop tira proveito do efeito de condensação e consegue produzir água em qualquer ambiente, até mesmo no deserto.

Os ambientes secos foram precisamente a inspiração de Edward Linacre que recebeu o Prémio James Dyson Award com a sua invenção. Preocupado com a seca que se vive na Austrália, o estudante de 27 anos da Swinburne University of Technology in Melbourne virou-se para a natureza e concretizou um sistema que consegue extrair e acumular a humidade do ar.

O Airdrop é constituído por uma turbina que absorve o ar e o conduz até ao solo, onde atinge uma temperatura muito fria. Aí o ar alcança os 100% de humidade, transformando-se em água. Essa água é então armazenada num tanque subterrâneo e bombeada até ás raízes das culturas, num sistema de gota a gota.

O Airdrop possui ainda um LCD que mostra os níveis de água armazenados, a pressão, a duração da bateria solar e a saúde do sistema, lê-se no site dos James Dyson Awards.

Linacre explicou ao Daily Mail que mesmo no deserto o processo é possível, já que, nessas regiões, em cada metro cúbico de ar existem 11,5 milímetros de água. De facto, o sistema é especialmente concebido para ambientes de seca extrema, como uma forma de ajudar os agricultores.

Esta não foi a primeira vez que se transformou o ar em água, através de um processo de condensação, mas Linacre acredita que o seu sistema supera os anteriores. “Outros sistemas requerem grandes quantidades de energia, graças à forma de funcionamento das unidades de refrigeração. O Airdrop usa simplesmente a diferença de temperatura entre o ar e o frio da terra abaixo da superfície”.

O que esta tecnologia mostra é a possibilidade de aproveitar princípios tão simples como a condensação da água para efeitos tão positivos.

Para ver outras imagens do Airdrop, visita o site dos prémios, clicando AQUI.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório