Inovação e Tecnologia

Alunos da U. Aveiro vencem Fraunhofer Portugal Challenge

NULL
Versão para impressão
Dois alunos da Universidade de Aveiro (UA) venceram o Fraunhofer Portugal Challenge 2011. O concurso, nos domínios das Tecnologia de Informação e Comunicação e da Multimédia, é organizado pelo Fraunhofer e pelo centro de investigação AICOS, tendo por objetivo a apresentação de ideias inovadoras e de utilidade prática baseadas em teses de mestrado ou doutoramento.

Daniela Polónia, da área de engenharia eletrotécnica, e Ricardo Fernandes, da área de engenharia eletrónica e de telecomunicações, foram os primeiros classificados nas categorias de doutoramento e mestrado, respetivamente.

A vencedora da categoria de doutoramento propôs a criação de um mercado eletrónico de teleradiografia, recorrendo apenas a um equipamento já existente, com o objetivo de melhorar processos, aproveitar recursos com mais eficácia e reduzir custos nos serviços de imagiologia. Com a apresentação deste projeto, Daniela Polónia ganhou um prémio no valor de três mil euros.

Já Ricardo Fernandes, a quem foram atribuídos dois mil euros, sugeriu a criação de um pequeno dispositivo de comunicação sem fios que consegue funcionar sem bateria, retirando energia de ondas eletromagnéticas – em última instância, se aplicada a aparelhos de maiores dimensões, como telemóveis, esta tecnologia poderá evitar o uso de baterias.

De realçar que o segundo lugar da categoria de doutoramento foi, também, alcançado por um aluno da Universidade de Aveiro. Navin Kumar recebeu dois mil euros com a proposta de criação de um dispositivo de comunicação de dados através de luzes para sistemas avançados de assistência à condução – o VIDAS (Visible Light Communication for Advanced Driver Assistance Systems).

[Notícia sugerida por Anabela Figueiredo]  

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório