Ambiente

Açores: engenho inovador limpa lagoas

Dois engenheiros açorianos desenvolveram o URM 85 (Unidade de Remoção de Microalgas e Cianobactérias), um protótipo destinado a retirar impurezas das águas das lagoas e deixá-las mais limpas e com menos algas.
Versão para impressão
Dois engenheiros açorianos desenvolveram o URM 85 (Unidade de Remoção de Microalgas e Cianobactérias), um protótipo destinado a retirar impurezas das águas das lagoas e deixá-las mais limpas e com menos algas.

O URM 85 é uma espécie de embarcação, tripulada por três pessoas, de onde se recolhe a água. O protótipo recebe a água, remove as suas impurezas e devolve-a à lagoa em bom estado, através de um coletor e sistema de bombagem que “varre” toda a lagoa, conforme explica a edição online do jornal DN.

O protótipo com caraterísticas anfíbias está assim preparado para receber a água, remover as suas impurezas e devolvê-la à lagoa limpa e em bom estado . As virtudes do engenho passam unicamente pelo tratamento físico, sem recurso a produtos químicos.

Luís Teves e Gonçalo Teixeira da Mota explicam que “a separação de fases se produz por centrifugação, onde a fase líquida é devolvida à lagoa e a biomassa fica armazenada para tratamento e desidratação”.

A tecnologia móvel inventada por estes dois engenheiros, a partir de tecnologia já experimentada noutros processos, representa um projeto pioneiro nos Açores e no resto do País, o qual deverá ser implementado em 2011 pela empresa de ambos, a Algicel – Biotecnologia e Investigação.

O URM 85 está atualmente em fase de registo de patente. A sua eficácia já foi testada no decurso de uma experiência que simulou a remoção de microalgas e cianobactérias na Lagoa de São Brás, em São Miguel.

Os resultados foram animadores: o mecanismo mostrou ser capaz de limpar as lagoas de uma forma fácil e rápida, remover e reduzir significativamente a concentração de microalgas e cianobactérias nas várias camadas de água, melhorando a qualidade química e ecológica das águas.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório