O Jardim Zoológico de Lisboa celebra, esta segunda-feira, 128 anos de existência. O parque vai oferecer entrada gratuita a quem fizer anos hoje e um prémio ao 128º visitante, além de prometer muitas atividades.
O Jardim Zoológico de Lisboa celebra, esta segunda-feira, 128 anos de existência. Para comemorar, o parque, que pode considerar-se um ícone da cidade, vai oferecer entrada gratuita a quem fizer anos hoje e um prémio ao 128º visitante, além de prometer muitas atividades.
“Esta data vem marcar um longo percurso que o Jardim Zoológico tem desenvolvido através de um trabalho exaustivo enquanto educador e promotor da conservação e preservação do mundo animal, sensibilizando para as ameaças e peculiaridades de cada espécie”, pode ler-se no site oficial do Zoo.
Com o objetivo de assinalar a data, os responsáveis convidam o público a visitar os seus animais favoritos e acompanhar o crescimento das novas crias: o pequeno Hipopótamo-pigmeu, as Girafas-de-angola, os dois Ádax e duas Palanca-ruana.
Da lista de atrativos continuam também a fazer parte os golfinhos, a alimentação dos leões-marinhos e a apresentação das aves e reptéis, além do teleférico, que permite uma vista privilegiada sobre o parque e a vida de todos estes animais.
Ao longo dos anos, o Jardim Zoológico tem tido como propósito “desenvolver um parque” que seja “tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental”.
Este foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, atualmente, acolhe aproximadamente 2.000 animais pertencentes a cerca de 360 espécies diferentes.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]