O Jardim Zoológico tem como um dos principais objetivos para 2010, na área específica do Delfinário, dar continuidade à participação no Plano de Ação para os Golfinhos do Sado.
O Jardim Zoológico tem como um dos principais objetivos para 2010, na área específica do Delfinário, dar continuidade à participação no Plano de Ação para os Golfinhos do Sado. Com uma política forte de divulgação, nomeadamente na sua apresentação na Baía dos Golfinhos, o Jardim Zoológico tem contribuído para a proteção dos Golfinhos do Sado e pretende reforçar esta atividade.
O Zoo de Lisboa tem também contribuído com os recursos e conhecimento técnicos na reabilitação de eventuais arrojamentos vivos de Golfinhos do Sado e colabora na certificação ambiental das empresas que fazem observação no local.
O Jardim Zoológico procura sensibilizar os seus visitantes para uma consciência ambiental responsável e pró-ativa. São desenvolvidos programas educativos específicos (como o ATL e os Sábados Selvagens) para todas as idades e as apresentações públicas incorporam, de forma lúdica, mensagens de conservação específicas das espécies.
“É o caso, por exemplo, das apresentações da Baía dos Golfinhos que explicam aos mais pequenos de que forma o lixo no mar prejudica e pode matar os animais”, acrescenta a Dra. Arlete Sogorb, do Centro de Vida Marinha do Jardim Zoológico.