Foram precisos 160 mil ovos para cozinhar a omeleta que viria a tornar-se num recorde do Guinness. O certificado de maior omeleta do mundo pertencia, até agora, à Turquia, que tinha preparado aquele prato com 4.401 quilos, em 2010.
A proposta inicial da autarquia era de preparar uma omeleta com cinco toneladas, o que equivale a 120 mil ovos, refere a autarquia em comunicado enviado ao Boas Notícias. No entanto, durante a tarde de confeção, o número de ovos utilizados aumentou, o que acabou por resultar num “recorde maior do que o inicialmente previsto”, com a junção de mais uma tonelada, referiu Jacinto Lopes, presidente da Câmara.
Cumprir o objetivo a que se tinha proposto é “um motivo de grande orgulho” e serve de afirmação do concelho não só no país, mas em todo o mundo, explicou o autarca. Como Capital do Ovo, Ferreira do Zêzere alcança maior notoriedade com esta conquista.
Omeleta será partilhada com Instituições de Solidariedade Social
Confecionar esta omeleta gigante implicou um investimento de cerca de 120 mil euros, dos quais 30 mil foram suportados pela autarquia, e os restantes pelos patrocinadores. A preparação daquele cozinhado envolveu sete toneladas de ovos, 500 litros de óleo, 100 quilos de manteiga e a criação de uma frigideira própria para o evento, cujo diâmetro era de dez metros.
A omeleta – feita numa frigideira com10 metros de diâmetro – consegue alimentar cerca de 20 mil pessoas, pelo que, além de ter sido distribuída entre os que presenciaram a confeção, será levada, também, para as Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Em Ferreira do Zêzere são produzidos aproximadamente 520 milhões de ovos por ano, sendo vendidos cerca de 10 milhões de unidades por semana. A nível da península ibérica, este concelho português é aquele que apresenta a maior produção de ovos.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]