A viagem orbital marcou o maior êxito da União Soviética sobre os EUA. O voo de 108 minutos feito pelo jovem astronauta de 27 anos a uma altitude variável de 175 a 380 km ainda é motivo de orgulho para os russos.
Desde o primeiro voo de Gagarin mais 500 homens e mulheres já seguiram as suas pisadas e foram lançados para o espaço. Antes de Gagarin ninguém sabia se um ser humano seria capaz de sobreviver fora da atmosfera da Terra.
Mas, como refere a BBC News, quando a voz e a cara de Gagarin foram reproduzidas através do espaço, o mundo soube que o cosmos não era perigoso, era sim, para ser explorado. Passados os 108 minutos históricos, Gagarin ejetou-se e regressou de novo a terra firme com o paraquedas.
“O momento mais emocionante foi quando soubemos que ele estava a andar e a acenava; os braços e as pernas estavam inteiros. Percebemos de imediato que os 5 a 6 anos de trabalho duro tinham sido recompensados e que alcançámos algo muito importante”, relembrou à BBC Gregory Grechko, agora com 79 anos e que trabalhou como engenheiro na Vostok 1.