Duas equipas de jovens portugueses estão entre as 60 finalistas que concorreram ao YouTube Space Lab, uma competição mundial que pretende levar à Estação Espacial Internacional (EEI) experiências idealizadas pelos participantes. No total, a competição recebeu mais de 40 mil de candidaturas.
Para participar no concurso, os jovens tiveram que apresentar, num vídeo de dois minutos, uma experiência científica que possa depois vir a ser testada na Estação Espacial Internacional, ou seja, num local sem gravidade.
Ambas as equipas finalistas portuguesas apostaram em experiências para produzir etanol a partir de levedura de cerveja e em situação de microgravidade. Os dois projetos acreditam que as condições do espaço podem aumentar e melhorar a capacidade de produção deste biocombustível.
[Veja abaixo o vídeo da equipa formadas por Daniel Carvalho, Guilherme Aresta, Miguel Ferreira e, no link acima, o vídeo da outra equipa finalista].
A votação dos projetos – que decorre até dia 24 deste mês – está aberta à comunidade de utilizadores do Youtube. Mas a eleição dos dois grandes vencedores passa também por um painel de juízes que inclui o cientista Stephen Hawking, o fundador do Cirque du Soleil, Guy Laliberté, e astronautas europeus, japoneses e norte-americanos.
Além dos dois grandes vencedores, cuja experiência será reproduzida na EEI e transmitida em direto pelo Youtube, serão escolhidos 10 finalistas de três regiões geográficas diferentes em duas categorias etárias (14-16 e 17-18 anos). Estes finalistas serão convidados para viajar até Washington assistir ao anúncio dos prémios finais.
Clique AQUI para aceder à página do YouTube Space Lab e conhecer os projetos dos 60 finalistas.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]