O YouTube anunciou esta segunda-feira o lançamento de um concurso mundial para levar ao espaço duas experiências científicas concebidas por jovens utilizadores.
O concurso YouTube Space Lab resulta de uma parceria com a marca de computadores Lenovo e três agências espaciais do mundo: Nasa (Estados Unidos), ESA (Europeia) e Jaxa (Japonesa). O evento é o motivo pelo qual o logo do site esteve diferente, durante uns dias, com um capacete de astronauta ao lado.
Os vídeos de dois minutos elaborados por estudantes de 14 a 18 anos serão julgados por uma comissão técnica. As experiências dos dois vídeos vencedores serão realizadas na Estação Espacial Internacional e transmitidas ao vivo para todo o mundo no YouTube.
Stephen Hawking no júri
Os estudantes que decidirem participar podem inscrever-se no site Youtube.com/SpaceLab. Podem concorrer indivíduos ou grupos de até três pessoas que tenham entre 14 e 16 anos ou 17 e 18 anos.
Cada pessoa ou grupo pode submeter até três vídeos com experiências da área da biologia ou física. Os filmes, com duração máxima de dois minutos, devem conter a descrição da experiência: qual a pergunta a ser respondida, a hipótese do grupo, o método a ser usado e os resultados esperados.
Um painel de cientistas, astronautas e professores, incluindo o famoso físico Stephen Hawking, vai selecionar 60 finalistas (10 de cada um dos dois grupos de idade de cada região), anunciados em 3 de janeiro.
Destes 60 finalistas, seis vencedores serão votados online no YouTube: um de cada grupo de idade, para cada região. Todos eles irão para Washington, nos Estados Unidos, onde experimentarão um voo em gravidade zero e receberão outros prémios.
Os dois grandes vencedores, um de cada categoria de idade, serão anunciados em Março de 2012.