A plataforma Youtube lançou, recentemente, um novo canal de vídeos dedicado em exclusivo ao jornalismo de investigação. A iniciativa "The I Files" pretende ser um espaço de partilha gratuito deste tipo de conteúdos na Internet.
A plataforma Youtube lançou, recentemente, um novo canal de vídeos dedicado em exclusivo ao jornalismo de investigação. A iniciativa “The I Files” pretende ser um espaço de partilha deste tipo de conteúdos na Internet, possibilitando aos utilizadores um acesso gratuito.
O canal inédito está a ser coordenado pelo Center for Investigative Reporting (CIR) dos EUA, responsável pela programação e pela escolha dos vídeos a transmitir. Os vídeos em causa são trabalhos de investigação de órgãos de comunicação internacionais prestigiados como o New York Times, a ABC, a BBC, a Al-Jazeera e o Investigative News Network.
De acordo com Stephen Talbot, produtor do CIR, “esta é uma experiência, uma nova aventura para os meios de comunicação, sabendo que o público está cada vez mais fragmentado em milhares de nichos de mercado na Internet”.
O Youtube explica que este será “um centro e uma comunidade para o jornalismo de investigação” online, pretendendo “mostrar reportagens que vão mais fundo nas histórias, dão um pano de fundo a temas complexos e apresentam pormenores que nos ajudam a ter uma melhor compreensão do nosso mundo”.
Atualmente, o canal, patrocinado pela Fundação Knight, conta já com 13 vídeos com trabalhos de investigação sobre diversos temas, entre os quais se destaca, até ao momento, a situação vivida na Síria.
Clique AQUI para aceder ao novo canal.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]