É lançada esta quinta-feira a plataforma online “CVTube”, para os jovens europeus criarem currículos em vídeo e melhorarem as suas oportunidades de emprego. O projeto envolve a Universidade do Minho, a sua spin-off Edit Value e cinco parceiros da República Checa, Alemanha e Espanha, sendo financiado ao longo de dois anos pelo programa Erasmus+ da União Europeia. O site é www.cvtuber.eu/pt-pt.
Na Escola de Economia e Gestão da UMinho, a equipa do professor Pedro Camões ficou responsável pelo design e pelas especificações da “CVTube”, bem como pelo envolvimento dos alunos na avaliação, no feedback e nos testes-piloto da plataforma. “Acredito que a ferramenta vai melhorar a empregabilidade dos jovens, a ligação entre o setor empresarial e os potenciais empregadores e, ainda, a mobilidade daqueles que não conseguem emprego no seu país de origem”, explica Pedro Camões.
A “CVTube” possibilita ao jovem/estudante criar vídeos de apresentação, ligados ao seu curriculum vitae (CV) online, para potenciar de forma original e criativa a oportunidade de seduzir e contactar potenciais empregadores. A língua portuguesa é uma das cinco listadas. Os candidatos podem gerir os conteúdos de forma autónoma, tendo tutoriais, exemplos apelativos de CV em formato de vídeo, dicas audiovisuais e vários conselhos, como dar informações fidedignas, usar vocabulário adequado, estar confiante e valorizar a sua singularidade. Isso permite-lhes desenvolver novas competências, como edição audiovisual, técnicas de pesquisa laboral e preparação para entrevistas profissionais.
A plataforma interativa serve ainda de repositório de CV de jovens de toda a Europa, sendo por isso uma oportunidade para empregadores a nível nacional e internacional fazerem uma seleção eficaz dos candidatos mais adequados e de um modo diferente. A apresentação oficial da “CVTube” realiza-se quinta-feira de manhã, no Olšanka Hotel, em Praga, República Checa.
O conteúdo “YouTube dos currículos” é lançado na quinta-feira aparece primeiro em i9 magazine.