começava assim o fenómeno que revolucionou não só a Internet, mas também
o Mundo.
Os criadores do Youtube foram Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, três funcionários de uma empresa de pagamentos online PayPal. A plataforma de vídeos aloja atualmente milhares de registos vídeo que podem ser inseridos por qualquer pessoa ou entidade.
A seguir ao registo do domínio Youtube.com, o site foi-se desenvolvendo nos meses seguintes. O primeiro vídeo a ser colocado na plataforma chama-se “Me at the Zoo” (Eu no Zoo, em português) e é protagonizado por Jawed Karim, um dos três criadores do site, que durante 19 segundos fala sobre as trombas dos elefantes que tem por trás de si, no Zoo de San Diego.
“Cá estamos ao pé dos elefantes. O fixe neles é que tem trombas mesmo muito, muito grandes. É fixe. E basicamente é isso que há a dizer”, é o que podemos ouvir no vídeo inaugural da plataforma.
Mas muito mais havia para contar já que, desde então, o Youtube ganhou o seu lugar na história como responsável pela descoberta de novos talentos, mas também por ser um veículo informativo importante para denúncias ou mesmo revoluções como as que aconteceram recentemente no Egito.
Vídeos insólitos, momentos de família, animais, filmes ou música, tudo, ou quase tudo pode ser encontrado no Youtube que serve também como “arquivo histórico”, já que recorremos a esta plataforma vezes sem conta quando queremos reavivar a memória e onde todos os dias podemos ser surpreendidos.