Esta é a segunda edição do Sustainability Jam em Lisboa, um desafio global de 48 horas que promove a criatividade, sustentabilidade e colaboração. Lisboa e Porto fazem parte do pacote de 50 cidades mundiais que vão receber o evento.
O Global Sustainability Jam tem por objetivo fomentar o interesse pelo processo de design aliado à sustentabilidade, explica o site da organização, “fazendo ver, através duma aprendizagem prática, as mais-valias que este conceito pode trazer a qualquer negócio”.
Para isso, promove um workshop com a duração de 48 horas, durante as quais os participantes podem desenvolver os seus projetos inovadores. A ideia é que as ideias possam mesmo ganhar corpo e ser apresentadas a potenciais clientes. Por essa razão este é um evento multidisciplinar, que pretende a troca de experiências, daí que sejam apenas 25 os lugares disponíveis, de forma a garantir a interação.
Este é um evento aberto, não só a designers, mas a qualquer pessoa que queira mostrar a sua ideia. “Todos, absolutamente todos, podem fazer parte, desde que tenham interesse e curiosidade sobre o processo de design, uma mente aberta e uma forma de pensar diferente. Pode ser um designer, um académico, um consumidor, um estudante, um ninja, um gestor de clientes, um ator, um médico, um meteorologista”, explica a organização.
Para se inscrever basta aceder ao site do Global Sustainability Jam Lisboa (clique aqui) ou ao site do evento do Porto (clique aqui) e preencher uma breve ficha de inscrição. Depois é esperar pela divulgação as candidaturas selecionadas.
Em Lisboa o evento vai decorrer entre 28 e 30 de Outubro no espaço da UPSTAIRS, perto das Amoreiras. No Porto, o evento decorre na rua de Serralves, nº26 E. As inscrições são gratuitas mas a participação tem um custo que varia entre os 30 euros, para estudantes, e os 60 euros, para profissionais.