Nesta iniciativa – sob a coordenação de António Piedade – os participantes tiveram oportunidade de debater o estado da comunicação de ciência através da escrita em Portugal, assim como partilhar experiências e práticas.
Durante o workshop os participantes produziram diversos textos de divulgação de ciência sob várias perspectivas e formatos.
Os temas aborados foram os seguintes: “o caso Escherichia coli”, “que vida esperar nos exoplanetas” e “uma viagem ao íntimo do átomo” (no âmbito das comemorações dos 100 anos do modelo atómico proposto por Rutherford).
Para a temática do átomo, alguns dos formandos tiveram oportunidade de entrevistar o físico Rui Marques, da Universidade de Coimbra. António Piedade explica, no Blogue do Atelier, que a conversa com este físico foi sobre o “nada”.
“Ou melhor sobre o que constitui a maior parte do átomo: o vazio. Parece paradoxal, mas mesmo o objeto mais sólido é constituído no seu espaço interior por mais vazio do que por matéria”, lê-se ainda no blogue do evento.
Os vários textos produzidos neste workshop podem ser consultados no blogue http://atelierescritaciencia.blogspot.com/.
Além da divulgação online, os textos produzidos pelos participantes foram depositados na forma de manuscritos na Casa da Escrita onde decorreu o atelier.