Como serão os espaços de trabalho na próxima década? O que vão pedir os Millennials quando forem líderes? Como será gerido o talento digital? Estas foram algumas das ideias debatidas em Lisboa no segundo encontro internacional Workplace Conferences, promovido pela 3G Office.
Depois de Barcelona, foram vários os oradores que, na capital portuguesa, revelaram as suas preocupações, sugestões e ideias sobre como trabalharemos depois de 2020.
Francisco Vázquez, Presidente de 3G Office, acredita que “estamos perante uma revolução que acaba de começar. A tecnologia afasta-nos do lugar de trabalho e prepara-nos para o que se aproxima. Amanhã, os nossos chefes serão nativos digitais. A sua forma de trabalhar não terá nada a ver com a forma como trabalhamos hoje. Os escritórios físicos tais como os conhecemos hoje irão desaparecer abrindo caminho para a diversidade dos lugares de trabalho: starbucks, co-workings colaborativos, escritórios satélite, … porque o trabalho deixou de ser um lugar aonde vamos e passou a ser uma atividade a realizar. Será o fim dos escritórios. Bem-vindos aos espaços de trabalho líquidos”.
Miguel Paiva Couceiro, da Deloitte, apresentou o case study das novas instalações da Deloitte em Lisboa. Para o responsável, “nós já somos o nosso posto de trabalho. Com este novo modelo tornamos as pessoas completamente móveis”.
A encerrar o encontro, Ainhoa Fornos, especialista em Recursos Humanos e Transformação da Mind The Gap, defendeu que “as segundas-feiras sejam as novas sextas”, identificando a presença de “demasiados “zombies e galinhas sem cabeça” nas empresas”. Ainhoa partilhou o manifesto “As 10 chaves para Transformar as Empresas na Nova Normalidade que nos envolve e conseguir que esses profissionais se transformem em artistas singulares, felizes e produtivos” e concluiu que “hoje já não querem saber das nossas fraquezas mas sim focar-se nos nossos talentos. Faças o que faças, fá-lo simples”.
Num total de 18 eventos, as restantes Workplace Conferences irão decorrer ao longo de 2016 em Madrid, México, Santiago, Buenos Aires, Lima, Bogotá, San José e Panamá.
O conteúdo Workplace Conference “Beyond 2020”: o futuro dos empregos aparece primeiro em i9 magazine.