Pela segunda vez, um vinho português foi considerado o melhor do ano pela prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast. O branco "Quinta da Aveleda 2013" é o líder da lista de "100 Best Buys".
Pela segunda vez, um vinho português foi considerado o melhor do ano pela prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast. O branco “Quinta da Aveleda 2013” é o líder da lista de “100 Best Buys” divulgada anualmente pela publicação, que inclui ainda outros oito vinhos nacionais.
A compilação dá destaque às 100 melhores compras do ano na área da produção vinícola e resulta de uma avaliação feita, ao longo dos últimos 12 meses, pelos críticos da revista especializada, que provaram milhares de vinhos, condecorando apenas 6,4% do total de bebidas a concurso.
A Wine Enthusiast descreve o “Quinta da Aveleda 2013”, que lidera a lista, como um vinho “cortante, firme e crocante, com um toque de cremosidade” cujo sabor fica na boca depois da prova.
Segundo a publicação, trata-se de um vinho que “continua a ser uma imagem de marca da Região do Vinho Verde, embora seja, atualmente, apresentado pelos produtores como um néctar minhoto”.
Além deste vinho branco, Portugal está representado por outros dois vinhos nos 10 primeiros lugares da tabela: o “Assobio 2011”, da Herdade do Esporão, que ocupa a 4.ª posição com 94 pontos, e o tinto Portada Winemarker's Selection 2011 da DFJ Vinhos que surge no 8.º lugar com 90 pontos.
A estes vinhos juntam-se ainda outros premiados nacionais, nomeadamente o tinto Vinhas Altas 2012 (Caves Velhas, Tejo), no 19.º lugar, o branco Muros Antigos Escolha 2012 (Anselmo Mendes, Vinho Verde), o tinto Parcelas 2010 (Quinta de Porrais, Douro), o tinto Herdade de São Miguel Colheita Seleccionada 2012 (Alentejo) e o tinto Kopke 2011 (Douro).
Portugal é o terceiro país mais representado na compilação da Wine Enthusiast, que é liderada em presença pelos EUA (com um total de 30 vinhos) e pela França (com 13 vinhos distinguidos).
Clique AQUI para conhecer o 'top 100' completo (em inglês).