Para celebrar a data realizam-se várias comemorações em todo o mundo. Portugal não é exceção com a exibição, pela primeira vez, do filme “Truth in Number? Everything, according to Wikipedia”, no Instituto Superior Técnico que promove ainda durante a tarde um painel de discussão e palestras sobre o presente e o futuro da maior enciclopédia online do mundo.
Em 10 anos, a Wikipedia tornou-se no quinto site mais visitado da internet com cerca de 400 milhões de visitantes por mês. Mas a ambição não fica por aqui já que os responsáveis da Wikipedia esperam atingir os mil milhões até 2015, provenientes dos países em desenvolvimento.
Até à data a Wikipedia conseguiu reunir quase 17 milhões de artigos em 250 línguas todos eles redigidos por cibernautas em regime de voluntariado que correspondem assim às pesquisas requeridas pelos cerca de 2.500 visitantes por segundo que acedem ao site.
Contudo, nem todos são adeptos da Wikipedia. Dez anos volvidos mantém-se alguma da controvérsia sobre se será uma fonte académica realmente credível já que qualquer utilizador pode editar e alterar as informações que compõem cada entrada.
Apesar disso o controle está garantido já que apenas alguns utilizadores registados têm o poder de apagar páginas ou impedir a sua edição, o que tem permitido organizar uma enorme base de conhecimento com uma fiabilidade bastante razoável.
No futuro a Wikipedia espera disponibilizar o seu acesso em outros idiomas. “Uma enciclopédia gratuita para cada cidadão do planeta, na sua própria língua sempre foi a nossa missão desde o primeiro dia”, declarou o fundador ao jornal Financial Times.
A língua portuguesa ocupa a sétima posição na lista das mais representadas com cerca de 660 mil artigos. Se o conteúdo do site na língua inglesa fosse publicado em livro, seriam precisos 1.500 livros impressos, conforme refere o site Syracuse.com. Veja abaixo o vídeo comemorativo da primeira década de vida da Wikipedia apresentado por Jimmy Wales.
[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]