A obra está a ser materializada por Michael Mandiberg, um artista norte-americano que tem um especial carinho pelos fenómenos do mundo virtual. No seu anterior projeto artístico, intitulado “Shop Mandiberg”, Michael colocou para venda, na internet, todos os seus bens pessoas, desde pastas de dentes meio utlizadas ao seu computador pessoal.
De acordo com o site ART News, que falou com o artista, cada volume terá 700 páginas e a informação já esta a ser compilada para ser comprimida num único ficheiro que será impresso através da Lulu.com, uma página que presta serviços de impressão online.
O processo de compilação dos dados virtuais arrancou esta semana, na Galeria Denny, Nova Iorque, e deverão estar concluídos em menos de 15 dias.
Esta já não é a primeira vez que alguém sonha em imprimir a Wikipedia. Em 2014, o grupo PediaPress Wiki lançou uma campanha de crowdfunding para tentar imprimir os conteúdos de toda a Wikipedia. Mas o projeto não teve adesão do público e acabou por ser cancelado.
Contudo, Mandiberg garante, em declarações ao ART News, que o seu projeto artístico vai mesmo acontecer.
Notícia sugerida por Patrícia Guedes