Conforme explica o site oficial do produto, objetivo da inovação é acabar com o inconveniente de ficar com aparelhos sem bateria e também eliminar os infindáveis fios que ligam à corrente elétrica e de uma tomada disponível.
O dispositivo carrega através de um sinal de radiofrequência que é convertido em energia. Ao mesmo tempo, existe uma aplicação que é instalada nos aparelhos, que permite ver o estado da ligação.
O Wattup pode ser usado em cafés, restaurantes e escritórios, e carrega vários tipos de aparelhos portáteis, como tablets, smartphones, câmaras, brinquedos, entre outros.
Contudo, o funcionamento desta invenção é semelhante à da internet sem fios: quantos mais aparelhos estiverem a ser usados e quanto mais longe eles estiverem do aparelho, menor eficácia terá o dispositivo.
Para além disso, o equipamento pode ser configurado para manter sempre a bateria do telefone em 100%, ou para carregar apenas determinado aparelho quando chegar a um certo nível de carga.
O produto recebeu, no passado dia 08, cinco prémios, incluindo o galardão de Melhor Inovação do ano, na Consumer Electronics Show, uma das mais importantes feiras de produtos eletrónicos do mundo, que se realiza anualmente em Las Vegas.
O Wattup deverá ser comercializado em breve, estando apenas à espera do registo da patente.
Notícia sugerida por Maria da Luz