Para acabar com os vários litros de água desperdiçados durante o duche, um grupo de investigadores turcos da Middle East Technical University desenvolveu o Washit: uma combinação entre chuveiro e máquina de lavar roupa.
Para acabar com os vários litros de água desperdiçados durante o duche, um grupo de investigadores turcos da Middle East Technical University desenvolveu o Washit: uma combinação entre chuveiro e máquina de lavar, que permite que a água usada no banho seja “reciclada” e reencaminhada, de imediato, para a lavagem da roupa. Tudo num só equipamento, para permitir poupar não apenas aquele bem precioso, como também tempo e dinheiro.
“O Washit combina, simplesmente, uma pequena máquina de lavar roupa com uma cabine de duche, dando a quem o utiliza a possibilidade de lavar a sua roupa com a mesma água, devidamente filtrada, com que toma banho”, explica o designer Ahmet Burak Aktas, que coordenou a equipa de quatro elementos responsável pela invenção.
Em suma, este novo equipamento propõe que se deixe para trás o hábito de lavar enormes pilhas de roupa: cada vez que se toma duche, a oportunidade é também aproveitada para a lavagem das peças de vestuário do utilizador, sem ser necessária nenhuma água além da do banho.
O Washit funciona com um sistema fechado de canalização e conta com três filtros – um de carbono, outro orgânico e outro químico – bem como uma unidade de armazenamento de água. Durante o duche, o sistema capta as chamadas “águas cinzentas”, filtrando, por exemplo, o sabonete e os cabelos.
Depois, quando estão totalmente limpas, são guardadas no reservatório e podem voltar a ser usadas, quer para mais um banho, quer para a lavagem da roupa. Além disso, adianta Aktas, o utilizador pode optar, após o duche, por retirar de imediato a roupa lavada ou deixá-la a secar no equipamento, que também tem um sistema de secagem.
Conceito pode ser adaptado para utilização pública
Segundo o designer turco, “o conceito proporciona várias vantagens, quer em termos de vida doméstica, quer de utilização pública”. A equipa pensou, aliás, o mesmo conceito em termos de utilização coletiva, considerando que poderia ser útil em ginásios, festivais ou aeroportos.
A divisória do Washit responsável pela lavagem da roupa é acessível a partir do interior do chuveiro, pelo que este pode ser usado em espaços públicos, podendo o utilizador “despir-se e colocar de imediato a roupa a lavar sem precisar de sair da cabine”, conclui Aktas.
Este ano, a criação da equipa valeu-lhe o prémio iF Design 2012 na categoria de “design de conceito”, tendo sido o Washit muito elogiado pelos membros do júri da competição.
Clique AQUI para saber mais sobre o Washit (em inglês).
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]