As autoridades islandesas informaram que o vulcão Eyjafjallajokul está agora com muito pouca atividade, embora ainda seja muito cedo para garantir que a erupção do vulcão que perturbou o tráfego aéreo no mundo já esteja extinta.
“O que posso confirmar é que a actividade da cratera cessou. Já não há magma a sair”, declarou o geofísico Magnus Gudmundsson, que trabalha na Universidade da Islândia.
O abrandamento da atividade vulcânica já é contudo uma boa notícia em especial para as companhias aéreas e para os milhões de passageiros que planeiam as suas viagens para os próximos tempos.
De acordo com a BBC Brasil as imagens obtidas através de uma câmara detectora de calor indicam que as temperaturas na cratera caíram para 100 graus, o que significa que agora o vulcão está a produzir mais vapor do que magma.
A atividade sísmica no local diminui também, mas não é inexistente. O Eyjafjallajokul entrou em erupção em Abril, após quase dois séculos de inatividade. A última erupção deste vulcão islandês data de 1821, altura em que expeliu cinzas durante dois anos, conforme refere a BBC Brasil.