É online, mais concretamente através da rede social Facebook, que 15 equipas de jovens empreendedores, participantes no Life Enablers, disputam um de cinco lugares da grande final. Para o conseguirem, só têm de reunir o maior número de “gostos” num vídeo de apresentação do seu projeto.
No lançamento, em maio, inscreveram-se 55 equipas na competição promovida pela Takeda Farmacêuticos Portugal, em parceria com a SPARK Agency. Agora, o desafio prossegue com a fase de Growth Hacking, em que a equipa que obtiver maior número de “gostos” (e qualquer outra “reação” do Facebook) no vídeo de apresentação junta-se às quatro finalistas selecionadas pelo júri a partir das exibições feitas no dia do bootcamp, a 21 de julho.
E se o objetivo do Life Enablers é premiar a criatividade e o engenho de soluções que conseguem melhorar a qualidade de vida e os cuidados de saúde dos doentes, famílias e da comunidade médica, também é ambição deste programa facilitar um primeiro contacto entre estudantes e profissionais da área da saúde.
“Estamos aqui também para os ajudar, para fazê-los crescer e, até, incentivá-los a desenvolverem outros projetos de forma mais sustentada”, constatou a Dra. Catarina Luz Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) e um dos membros do júri, acrescentando: “acredito que se nos começarmos a relacionar mais cedo, profissionais e pré ou recém-licenciados, novas ideias podem surgir. Por vezes há problemas que nos parecem não ter resposta, mas estes alunos, não tendo ideias já formatadas pelo caminho da profissão e pelos constrangimentos, têm amplitude suficiente para, com o nosso auxílio, encontrarem soluções muito facilitadoras para os profissionais e altamente vantajosas para os doentes”.
Além da partilha de ideias, o projeto já resultou em oportunidades concretas e reuniões profissionais, independentes do desfecho da competição.
“Estamos perante um grupo de jovens fantásticos, com algumas iniciativas muito boas. Uma delas, por exemplo, enquadra-se perfeitamente na vida associativa dos doentes de Crohn e Colite Ulcerosa. É surpreendente e muito gratificante verificar que estes jovens estudantes se debruçaram sobre este problema e perceberam a necessidade do doente. Por isso vamos trabalhar juntos com certeza”, disse Maria Cândida Cruz, vice-presidente da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI) e jurada do Life Enablers.
Além dos citados, o júri é constituído por representantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP), da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), da Takeda e da Spark.
A votação online vai decorrer até dia 4 de setembro às 12h00, e a equipa que se juntar às restantes finalistas vai participar também na fase de trabalho de campo que antecede a final. Os cinco finalistas serão anunciados até dia 14 de setembro.
A última etapa acontece em outubro – em dia a definir – altura em que será entregue o premio à equipa vencedora.
Para ver os vídeos de apresentação das equipas basta aceder à página de Facebook Life Enablers – Votação Online.
O conteúdo Votação no Facebook coloca universitários na corrida à final de competição aparece primeiro em i9 magazine.